Sepol realiza 1° Encontro Nacional dos Diretores de Departamentos de Homicídios das Polícias Civis

Sepol realiza 1° Encontro Nacional dos Diretores de Departamentos de Homicídios das Polícias Civis

A Secretaria Estado de Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), promove nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/09), o Primeiro Encontro dos Diretores de Departamento de Homicídio do Brasil. O evento será realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), no Centro do Rio, e na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

A imprensa terá acesso à abertura do encontro, que acontecerá às 10h de, na Acadepol (Rua Frei Caneca, 162, Centro).

O evento tem como objetivo a troca de experiências entre as polícias civis de todo o Brasil, visando à unificação das ações que melhoraram os índices de resolução de homicídios nos seus respectivos estados. Entre os assuntos a serem debatidos estão técnicas de investigação inovadoras e metodologias nacionais para a quantificação das taxas de elucidação.

Também serão traçadas estratégias de melhorias de resultados nas operações nacionais de cumprimento de mandados de prisão contra acusados de assassinatos. No final do evento, será elaborada uma ata que servirá de diretriz para polícias civis .

Segundo o diretor do DGHPP, Antônio Ricardo Nunes, também será sugerida a padronização da sigla DHPP para os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa das Polícias Civis de todo o país.

– Este encontro chega em momento bem oportuno, já que a queda nos índices de homicídios é observada por diversos estudiosos da violência urbana, sendo uma tendência em todos os estados. A adoção de estratégias nacionais trará melhorias significativas para a segurança pública, como a redução nos números absolutos de homicídios e a elevação dos inquéritos enviados à Justiça com autoria de crimes contra a vida – destacou o delegado.