Nova política de atendimento do CONCPC visa à melhoria dos serviços da Polícia Civil no país

Nova política de atendimento do CONCPC visa à melhoria dos serviços da Polícia Civil no país

A partir de agora, o cidadão contará com mais uma política de atendimento que visa melhorar o serviço prestado pelas policiais civis brasileiras. A nova Política de Atendimento ao Cidadão, instituída pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), por meio da Resolução 02/2021, será executada pelas Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal, a fim de elevar o padrão de atendimento e facilitar o acesso a inúmeros serviços, além, é claro, de melhorar a coleta de informações e incrementar os bancos de dados policiais.

Conforme a Presidente do CONCPC e Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, a ação visa não apenas o foco no cidadão, a partir de sua não revitimização, mas no servidor policial. “Queremos inspirar que a prestação do serviço ao cidadão seja norteada por valores e atitudes individuais, como tolerância, boa vontade, proatividade, prontidão e cortesia”, enumera. Da mesma forma, “investiremos na capacitação continuada de policiais civis que atuam no atendimento ao público e desenvolveremos mecanismos que melhorem a experiência do cidadão junto às delegacias”, afirma.

Nesse sentido, serão estabelecidas formas de pré-atendimento nos órgãos policiais para triagem e pré-cadastro do cidadão. “Importante conscientizar os servidores sobre o primeiro atendimento, que é o cartão de visitas da Polícia Civil e que faz toda a diferença na percepção dos serviços policiais por parte de quem busca uma delegacia”, explica Nadine, reforçando o papel de primeiro investigador dos policiais que atuam nessa linha de frente. “A coleta adequada de dados durante o registro de uma ocorrência, por exemplo, pode evitar a necessidade de futuras diligências e, na pior das hipóteses, o fracasso da investigação”, pontua.

 

Pesquisa de satisfação

Outra novidade prevista na nova política será a implementação de pesquisas de satisfação sobre o atendimento prestado, as quais poderão ser aplicadas em meio físico ou eletrônico. O objetivo é mapear demandas e deficiências, a fim de ajudar na melhoria dos serviços.

 

Comitê de acompanhamento

Todo esse desafio, que tem como alvo a melhoria nos serviços da polícia civil brasileira, contará com um Comitê Permanente de Acompanhamento da Política de Atendimento ao Cidadão, o qual realizará reuniões periódicas para coordenar e implementar a gestão dessa política.