Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil realiza 55ª Reunião Ordinária na cidade de Gramado – RS

Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil realiza 55ª Reunião Ordinária na cidade de Gramado – RS

Momento de trocas de experiências entre as Polícias Civis de todo o Brasil

“Por uma Polícia Judiciária mais forte” é o tema desta edição do encontro que mobiliza representantes da Polícias Civis de todo o Brasil

Nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) iniciou a sua 55ª Reunião Ordinária. O evento ocorre no Hotel Laghetto Stilo Vita, na cidade de Canela – RS, com a participação dos Chefes das Polícias Civis de todo o Brasil. Durante o encontro, que segue até a próxima sexta-feira (3), palestras de diversos temas de interesse das instituições serão apresentadas e debatidas por suas autoridades máximas.

O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das Polícias Civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos Conselheiros, participam como convidados das reuniões Ministros de Estado, Ministros de Tribunais Superiores, Governadores, Secretários de Estado, Deputados Federais e Estaduais, dentre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade.

As decisões do CONCPC são consubstanciadas em resoluções e tem caráter orientativo para as Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm a atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária civil. O CONCPC também coordena operações nacionais para combater os mais diversos crimes em que a atribuição para investigação é das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal.

No primeiro dia, as atividades iniciaram com a palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública, Cel. Carlos Renato Machado Paim. Em sua fala, o Secretário apontou a necessidade de uma visão empresarial para quem gerencia as instituições policiais brasileiras. Disse, ainda, que é preciso que os gestores busquem investimentos fora de seus Estados, a fim de desonerar os entes públicos.

Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim

Na sequência dos debates ocorreu a palestra do Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Dr. Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, que discorreu sobre o Projeto Mosaico. Segundo ele, a iniciativa promove a integração operacional em nível nacional, além de capacitações de pessoal e aquisições em prol da Segurança Pública. O Secretário Carrijo salientou a importância da criação de bancos de dados a nível nacional e revelou a intenção de promover cursos por todo o país.

Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo

Em seguida, os presentes acompanharam a explanação do Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Dr. Luiz Roberto Beggiora. Ele detalhou aspectos atinentes ao perdimento de bens da criminalidade para a utilização na Segurança Pública. Citou exemplos de casos de repercussão em que, por meio de autorização da Justiça, foi possível descapitalizar organizações criminosas.

Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora

A manhã do dia inaugural do encontro encerrou com a palestra da Presidente do CONCPC, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor. Ela salientou a importância de ações nacionais integradas de combate à criminalidade, a exemplo da Operação Voleur, desencadeada neste ano. A Chefe Nadine discorreu, ainda, sobre iniciativas locais da Polícia Civil gaúcha, sempre com o intuito de prestar um bom serviço à sociedade.

Presidente do CONCPC, Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor

Durante boa parte da tarde os conselheiros estiveram envolvidos com deliberações internas e troca de experiências.

Destaque durante a tarde, ainda, para a palestra do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Ele detalhou aos conselheiros as experiências gaúchas dos projetos Estaduais RS Seguro e Avançar RS.

Vice-Governador do Rio Grande do Sul e Secretário de Segurança Pública, Del. Ranolfo Vieira Júnior

As atividades seguem na manhã de quinta-feira, dia 2 de dezembro, quando os Chefes de Polícia e Delegados-Gerais participarão do X Seminário da Polícia Civil gaúcha – 180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação, na cidade de Canela. O encontro vai até sexta-feira, dia 03 de dezembro.