CONCPC participa da abertura do curso Formulário Nacional de Avaliação de Risco

CONCPC participa da abertura do curso Formulário Nacional de Avaliação de Risco

Nesta terça-feira (20), a Delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Dra. Ana Cláudia Saraiva, representando a Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), Dra. Nadine Anflor, participou da transmissão ao vivo da solenidade de abertura do curso “Formulário Nacional de Avaliação de Risco: saberes transdisciplinares para avaliação e gestão de riscos em contexto de violência doméstica e familiar contra as mulheres”, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 

O evento também contou com a participação da Ministra Damares Alves, da Secretária Nacional de Política para as Mulheres, Sra. Cristiane Britto, e da Secretária de Gestão de Ensino de Segurança Pública, Sra. Ana Cristina Santiago. Após a abertura, foi realizada uma palestra de aula inaugural ministrada pela Juíza Luciana Lopes e pelo Promotor de Justiça Thiago Pierobom.

 

A capacitação tem como público-alvo 54 delegadas de polícias civis dos Estados e do Distrito Federal que atuam no atendimento, na prevenção e no enfrentamento de crimes e de demais atos de violência doméstica.

 

O objetivo é apresentar às delegadas participantes o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, criado por meio de lei sancionada da Lei nº 14.149, de 5 de maio de 2021, que determinou a aplicação do questionário às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, por ocasião do primeiro atendimento.